Diária Vale do Catimbau

O município de Buíque fica localizado no Agreste de Pernambuco, e tem cerca de 57.665 habitantes, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade é formada pelos distritos Sede, Carneiro, Catimbau e Guanumbi e pelos povoados de Tanque, Amaro e Riachão.

Os pontos turísticos de Buíque são marcados por terras indígenas e o famoso Parque do Catimbau, reserva com 62.000 hectares e que abriga reservas arqueológicas e a Reserva Indígena Kapinawá.

O Vale do Catimbau oferece trilhas e uma vista da paisagem natural. Os turistas podem fazer a Trilha de Malhador, Trilha do Coqueiro, Trilha da Jibóia, Trilha do Brejo de São José, Trilha da Igrejinha, Trilha Cerca de Pedra, Trilha da Pinga, Trilha do Gogó da Ema, Trilha das Torres, Trilha do Canyon.

É considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil, ficando atrás somente da Serra da Capivara, no Piauí. Isso mesmo, o Parque Nacional do Catimbau tem 27 sítios arqueológicos com pinturas rupestres estimadas em até 6 mil anos de idade.

O Parque Nacional do Catimbau tem aproximadamente duas mil cavernas e 28 cavernas-cemitério dos primeiros habitantes da região. Pode parecer um pouco macabro essa história de cavernas-cemitério, mas elas revelam muito sobre nossa própria história e evolução. Pesquisadores acreditam que os antigos habitantes do parque eram grupos do Período Holoceno, civilização anterior ao desenvolvimento da agricultura, que moravam em cavernas.

Buíque apresenta sua força turística calcada ainda nas comunidades tradicionais, no acervo antropológico/cultura dos remanescentes quilombolas do Mundo Novo [já reconhecida pela Fundação Palmares] e Comunidades do Farçola e da Serra do Catimbau [aguardando reconhecimento]; e na reserva indígena Kapinawá, cuja aldeia sede: Mina Grande, conserva vasta gama de expressões culturais que vão desde sua capelinha advinda da adoção/imposição da crença cristã católica, até o toré – expressão máxima de religiosidade ancestral mantida a duras penas. O toré é realizado na Gruta Sagrada da Serra da Mina Grande – divisa com o município de Tupanatinga.

 

 

Avaliações de nossos clientes

Mande uma mensagem