Diária em Lagoa Grande ( Para os apreciadores de vinho )

Lagoa Grande fica a 659 km do Recife e a 48 km de Petrolina. O município que já pertenceu a Santa Maria da Boa Vista, desenvolveu- se a partir da irrigação do Rio São Francisco e hoje, se apresenta como um grande produtor de uva e de vinhos, que é a sua principal fonte de renda. Arretado demais, né? Essa cidade despertou o interesse de enólogos, enófilos, pesquisadores e turistas, mas tu sabe o porquê? Porque ela tem um potencial peculiar com uma produção anual média de 15 milhões de litros de vinhos, além de sucos orgânicos e espumantes premiados em concursos nacionais e internacionais, visse? Lagoa Grande se destaca ainda, na exportação em larga escala de uvas de mesa e Apirênicas, as famosas e deliciosas uvas sem caroço!

Mas o que chama mais atenção em Lagoa Grande é realmente a produção de vinhos! Algumas vinícolas são abertas à visitação, sendo o único lugar do mundo onde o turista pode ver todas as fases fenológicas da videira em uma só visita. Massa, né? Nela o público pode vivenciar todo o processo de produção dos vinhos: desde a plantação, colheita, fermentação e engarrafamento. Ah, tu ainda tem a oportunidade de comprar seus rótulos preferidos nas lojinhas, diretamente do produtor!! São vinhos e espumantes, cujos rótulos vêm, cada vez mais, conquistando prêmios nacionais e internacionais. Isso tudo só podia ser aqui em Pernambuco!

NÃO DEIXE DE IR

Vitivinícola Santa Maria

Não falta opção de passeio na vitivinícola que produz um dos vinhos mais reconhecidos do mercado: Rio Sol. O interessado pode agendar visita no site da empresa ou através de agência de turismo, e escolhe a experiência de conhecer a produção in loco ou percorrer o Velho Chico a bordo de um catamarã. Nesse último, o trajeto inclui a degustação dos vinhos da marca, com saída e retorno no trecho do São Francisco que passa pela propriedade. A experiência é oferecida apenas nos finais de semana. Em terra firme, são 120 hectares de uva plantada com todos os seus estágios de cultivo à mostra. Há colheita o ano todo, resultado em 2,5 safras. Além de provar os diferentes rótulos, é possível entender que, sim, existe uva vinífera de qualidade no Sertão. Para completar o roteiro, não deixe de apreciar o pôr do sol próximo à capela da vitivinícola.

PASSEIOS

Adega Bianchetti

No terreno de dona Izanete Bianchetti só se colhe uva orgânica certificada. É ela que atrai os visitantes atentos a esse produto e os estudantes de Agronomia interessados no cultivo voltado para a sustentabilidade. A proprietária é quem faz o agendamento por telefone, recebe os visitantes e explica o passo a passo da produção, com uva orgânica desde 2004, distribuída em 12 hectares. Tem sido assim há pouco tempo, quando os turistas descobriram o clima rústico da fazenda, com volume de produção anual em torno de 50 mil litros.

Avaliações de nossos clientes

Mande uma mensagem