Diária em Brejo da Madre de Deus
Brejo da Madre de Deus conta com os principais distritos que são A Sede, São Domingos e Fazenda Nova, onde fica o maior teatro ao ar livre do mundo e é realizado espetáculo da Paixão de Cristo.
Entre os principais pontos turísticos estão o Teatro de Nova Jerusalém, onde ficam os cenários que narram a paixão, morte e ressurreição de Jesus, e também a Pousada da Paixão. E também o Parque das Esculturas Monumentais, que é marcado pela paisagem árida com pedras, palmas e cactos. Fundada em 1833 Brejo da Madre de Deus é um município do agreste de Pernambuco, a 200 quilômetros do Recife, com uma altitude de 627 metros do nível do mar. Situada num vale entre serras, a cidade possui excelentes atrativos naturais como a Serra da Prata (com 936 metros de altitude), a Serra do Ponto (com 1200 metros de altitude), Serra do Estrago, Serra do Amaro, as Pedras do Cachorro (com 800 metros de altitude) Cachoeira da Arara, a Cachoeira de São Francisco, em época de chuvas são belíssimas.
Visitar Brejo da Madre de Deus é fazer uma viagem no tempo, num cenário natural rodeado por serras cobertas de vegetação nativa e com o frescor de um clima agradável, possibilitando o lazer e repouso aos que a visitam.
Outro atrativo que os turistas podem conhecer é a Mata do Bitury, reserva natural de mata atlântica com aproximadamente 600 hectares, situada a 1.050 metros de altitude; nela encontramos árvores centenárias e de grande porte, córregos perenes e um Engenho de Cana-de-açúcar com sua Casa Grande, construídos no século passado; você poderá desfrutar a Trilha Orquídeas da Rita e terá a oportunidade de vivenciar a natural genialidade do povo brejense.
São indispensáveis as visitas aos sítios arqueológicos, com destaque para o Sítio do Estrago, onde você poderá contemplar pinturas rupestres na Pedra do Letreiro, autênticos registros de quem por aqui passou e há mais de 2.000 anos viveu. A cidade Brejo da Madre de Deus é famosa e importante por oferecer um dos mais importantes e conservados sítios arqueológicos brasileiros chamado “Furna do Estrago”. No Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho, você encontrará gigantescos habitantes de características únicas em todo o país. Agrupados em setores, lá estão eles, imponentes, aparentemente imóveis. Esculpidos em rocha granítica, eles parecem ter vida.